Um blogue de viagens, encontros, desencontros e reencontros na VIAGEM que é a vida. "Mais importante que o destino, é a viagem."

sábado, 15 de agosto de 2009

Argentina e Paraguai

ARGENTINA

Foz do Iguaçu fica na fronteira com a Argentina e com o Paraguai. Portanto, era uma pena não dar um pulinho a estes países. Do marco da Tríplice Fronteira vislumbram-se os 3 países (Brasil, Argentina e Paraguai) e vê-se o encontro do Rio Iguaçu e do Rio Paraná.
Fizemos uma incursão pela selva argentina numa daquelas camionetas que volta e meia vão a baixo e depois é necessário ir dar à manivela. Um espectáculo! E nós lá atrás, em pé, na caixa aberta. Apreciámos alguma da variada fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu.
O coati, símbolo de Foz do Iguaçu, é uma espécie protegida que vem passear até bem perto de nós. Orquídeas delicadas e bromélias encontram-se no solo da mata.
Dirigimo-nos a Puerto Iguazú, na Argentina, para repetir a espectacular aventura nas cataratas que já tínhamos feito do lado do Brasil. No cais do Macuco metemo-nos num bote insuflável e lá fomos em direcção ao canion das cataratas.


Já as tínhamos explorado lá de cima, saltitando de pedra em pedra, mas cá de baixo o barulho das quedas é ainda mais estrondoso e a experiência emocionante! A Garganta do Diabo parece engolir-nos. Nós pedíamos para nos aproximarmos mais ainda, mas já alguém no barco quase desmaiava…


Saímos, completamente encharcadas, na Isla San Martin, povoada de urubus. No regresso, tempo para experimentar a erva-mate no barquinho que faz a travessia do rio Iguaçu.

Isla San Martin


PARAGUAI

Atravessámos a Ponte Internacional da Amizade de autocarro e fomos à Ciudad del Este, no Paraguai.
Almoçámos lá com a Petra, uma holandesa que conhecêramos no Brasil e que também foi connosco.

Ciudad del Este
Situada no extremo leste do país, a cidade foi fundada em 1957 com nome de Puerto Flor de Lís. Renomeada de Puerto Stroessner no período da ditadura paraguaia. Ganhou o nome actual após a queda deste regime.
A cidade é responsável por metade do PIB paraguaio e é a terceira maior zona de comércio franca do mundo (após Miami e Hong Kong). Além disso, a cidade é o quartel-general da Itaipu Binacional, junto com Foz do Iguaçu.

Itaipu Binacional é a empresa que gera a maior 'usina' hidroeléctrica em funcionamento e em capacidade de geração de energia no mundo. Fica localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, 15 km ao norte da Ponte da Amizade.

2 comentários: