INGLATERRA
Já lá vão uns anitos desde a primeira vez que pus os pés no Reino Unido. Londres apenas. Nessa altura filmava, fotografias não tenho muitas.
Londres
Experimentámos os autocarros vermelhos e os táxis pretos característicos, que dão um colorido especial à cidade, e também o metro, numa corrida para apanhar ainda um pub aberto, antes das 23h. Espreitámos o Fashion Caffé, o Planet Hollywood e até o Friday’s (Thanks God!) que já estava fechado.
Anos mais tarde, uma breve passagem por Manchester, no noroeste da Inglaterra. A cidade é um centro industrial, económico, e muitas companhias têm aqui as suas sedes administrativas.
Manchester teve um papel primordial na Revolução Industrial: foi aqui aplicada a máquina a vapor à indústria têxtil pela primeira vez em 1789. A primeira linha férrea de passageiros foi também construída aqui, ligando a cidade com Liverpool em 1830. Desde 1894 que a cidade está ligada por um canal ao mar.
ESCÓCIA
Apanhámos o avião em Dublin e aterrámos em Edimburgo em Agosto do ano passado. No dia em que partira de Portugal telefonei a uma amiga que, por acaso (ou talvez não…), também vinha conhecer a Escócia. Fiquei de lhe telefonar porque, pelas contas, deveríamos estar ambas na capital pela mesma altura, eu à chegada e ela à partida…
Nunca mais me lembrei. Também não foi preciso… Demos de caras uma com a outra nas casas de banho do Castelo. Rapidamente o casalinho traçou-me os pontos de interesse visitados.
E nós lá fizemos um périplo de 15 dias, de autocarro, barco, comboio e à boleia, ficando em Pousadas da Juventude, Bed & Breakfast ou ‘surfando’ no sofá de alguém.
Thurso,vista para Dunnet Head
Inverness, Findhorn (casa feita de barril de whisky)
Castelo Urquhart
Ilha de Skye
Portree e as Cuillin Hills
A caminho de Armadale e chegada de ferry a Mallaig
Viaduto de Glenfinnan e o comboio a vapor usado no 'Harry Potter'
Boleia para Oban, visitando Oban com a CS Linda
Ferry de Oban para Craignure, Tobermory
Fionnport, vista para a Ilha de Iona
Travessia de ferry, abadia de Iona
Central Station, arco português em The Burrel Collection
IRLANDA DO NORTE
Entrei de autocarro, lado oeste. Londonderry. Depois segui para Limavady onde me esperava a CS Nathalie. Foi ela que me levou a conhecer parte da costa norte, incluindo a Calçada dos Gigantes. Também fomos à destilaria Bushmills e cruzámo-nos com uma daquelas típicas e sonoras manifestações de protestantes. A tensão com os católicos ainda se sente no ar.
Donegal County e Foyle
Calçada dos Gigantes
Downhill, o carro da Nathalie
Continuei sozinha, de comboio, até Belfast e daqui regressei a Dublin, de autocarro. Encontrei-me com a amiga Olga que chegara de Portugal nessa tarde.
Belfast
Sem comentários:
Enviar um comentário