Primeiro o norte (Milão), depois o "cano alto da bota", depois a parte Este, em viagens separadas. Não deu para conhecer a "sola" (Taranto), mas sim, mais tarde, para ir à Sicília.
Pisa
Florença, duomo
Florença, uma cidade europeia de eleição! Como que me senti em casa, a flor-de-lis por todo o lado...
Palácio Velho, David e o leão, Ponte Vecchio sobre o rio Arno
Galerias Uffizi, O Nascimento de Vénus de Botticelli, Giglio
Chegada a Roma nos finais de Abril do ano 2000, tempo ainda das liras. Tinha lido algures que a entrada nos museus do Vaticano e Capela Sistina era grátis no último domingo do mês. Calhava bem! Visitámos Roma nos primeiros dias e fomos ao Vaticano no domingo. Ainda para mais era dia da canonização de uma santa polaca (Santa Maria Faustina Kowalska), o que significou que, sem estarmos à espera, vimos o Papa João Paulo II na Praça São Pedro, à saída do museu.
Praça de Espanha, Piazza Navona, Fonte de Trevi
Os museus do Vaticano são os guardiões das maiores colecções de arte clássica e renascentista do mundo. O Tecto da Capela Sistina é um monumental afresco de Michelangelo realizado entre os anos de 1508 e 1512. São um dos maiores tesouros artísticos da humanidade.
Capela Sistina: o juízo final, o tecto
Siena, Assis
Orvieto
Pádua é conhecida, entre outras coisas, por ser a cidade onde Santo António, famoso franciscano português (ou Santo António de Lisboa, cidade onde nasceu em 1195), passou parte da sua vida e faleceu em 1231. A data de sua morte, 13 de Junho, é festejada pelos paduanos como a Festa del Santo.
Monte Etna, o teatro grego de Taormina
Em 2004 dei um pulinho à Sicília numa viagem em catamaran a partir de Malta. Subida ao imponente Monte Etna e visita da bonita localidade de Taormina.
Taormina
E em 2008 reencontrei-me em Trieste com a Sabrina Parisotto, a italiana que conhecera 3 anos antes na
Noruega. Fomos hospedadas pela CS Sophie Vieille, uma simpática francesa a viver na riviera italiana que mais tarde me visitaria em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário