Um blogue de viagens, encontros, desencontros e reencontros na VIAGEM que é a vida. "Mais importante que o destino, é a viagem."

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Açores e Madeira

AÇORES

Ilhas que contam lendas do reino da Atlântida, verdes, suaves, magníficas, em que todos os elementos se unem. Até à data só conheço a Ilha de São Miguel.

Lagoa das Sete Cidades 

São Miguel



Lugares fumegantes, com piscinas e ribeiros de água quente, ladeados de inhame, ingrediente também ele do cozido que sai da terra.



Furnas

Os campos de fumarolas são áreas de concentração de nascentes termais e outras manifestações geotérmicas, em geral associadas a zonas onde rochas ígneas quentes se encontram a pequena profundidade e interagem com os aquíferos.

Recantos paradisíacos.
Ilhéu de Vila Franca do Campo

Localizado na costa sul de São Miguel, a cerca de 1 Km da costa da vila que lhe deu o nome. A sua actual morfologia é o resultado da acção da erosão marinha sobre um cone vulcânico com uma composição geológica baseada em tufo. A cratera forma uma baía quase circular com cerca de 150 metros de diâmetro que comunica com o mar através de um pequeno canal orientado a norte. Blocos de rocha basáltica dominam as zonas mais influenciadas pela acção da ondulação. O Ilhéu já teve funções tão diferentes como de forte militar, porto de abrigo, vigia da baleia e zona de cultura de vinha.


MaADEIRA e PORTO SANTO

Viagem realizada em outubro de 2009.
O arquipélago da Madeira encontra-se situado no oceano Atlântico, distando 500 km da costa africana e 1000 km do continente europeu. A sua posição geográfica privilegiada e a sua orografia montanhosa, conferem à ilha da Madeira uma espantosa amenidade climática com temperaturas médias muito suaves e uma humidade moderada.
Estátuas dos descobridores: 
João Gonçalves Zarco (Funchal) e Tristão Vaz Teixeira (Machico)

Estes capitães e seus marinheiros navegavam ao serviço do Infante D. Henrique que, nessa época, estava empenhado em organizar viagens para a costa de África, mas foram desviados por uma tempestade, indo parar à ilha de Porto Santo, por volta do ano 1419.
Funchal

Sé, Capela do Corpo Santo na zona velha

Forte de São Tiago


Sé, Igreja do Colégio dos Jesuítas


Mercado dos Lavradores e vendedeira de flores


Vista do teleférico, Jardim Oriental no Monte Palace


Descida do Monte nos cestos


Encontro internacional CS no Funchal


Ângela, adorei os nossos encontros e reencontros, sempre no momento certo, mesmo a calhar para as subidas e as descidas, a poncha e a levada!

Pico do Areeiro, 1818m



Ribeiro Frio, levada


Vista dos Balcões


Santana

Faial, Porto da Cruz

Ponta de São Lourenço

Câmara de Lobos

Ribeira Brava, Serra da Encumeada

Porto Moniz

Eira do Serrado: de autocarro para lá das nuvens

 
Curral das Freiras: festa da castanha

Vai um bailinho e bolo do caco?

Chegada a Porto Santo no Lobo Marinho

Estátua e Casa-Museu de Cristóvão Colombo

 
Ponta da Calheta e Ilhéu de Baixo, Fonte da Areia

Vista da Portela, Moinhos de vento de Porto Santo


Sem comentários:

Enviar um comentário